RELATORIO TECNICO ABRIGO MUNICIPAL DE CAES




O Abrigo Municipal de Cães começou seus trabalhos no mês de Abril e desde então recolheu das ruas 140 animais. Há 12 semanas o Abrigo mantém seus trabalhos, totalizando em dias trabalhados (retirados os finais de semana) 60 dias, representando 2,33 animais atendidos diariamente.

As tabelas acima representam o número de animais atendidos por sexo, bairro e enfermidades encontradas:

Como descrito na Tabela 04, 28 animais foram encontrados atropelados nas vias publicas, demonstrando como o trabalho de controle de zoonoses no Abrigo de Cães também realiza procedimentos de recolhimento de animais atropelados, mortos e agonizando em nossas vias publicas. Os animais que apresentaram doenças infecto-contagiosas (cinomose e parvovirose) ou encontravam-se atropelados agonizando nas vias publicas, passaram por eutanásia antes de sua entrada no Abrigo para evitar a contaminação com outros cães. A eutanásia foi realizada através de anestesia previa com Acepromazina e Ketamina de acordo com a dose por peso de animal e após completa anestesia o animal recebeu Cloreto de Potássio 19,1% intravenoso como permitido pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Dos 86 animais restantes (que não sofreram eutanásia ou foram atropelados), 14 foram doados e os outros 72 animais esperam adoção no Abrigo Municipal. Dos 72 animais, 30 são filhotes, 28 são fêmeas adultas e 14 são machos adultos.

Dos animais adultos prontos para adoção 16 já foram esterilizados e os outros 26 animais adultos serão esterilizados ate o final do mês de julho. A esterilização dos animais do Abrigo ocorre todas as terças-feiras pela manha em sala estruturada para tal no Bairro do Magalhães. Os animais esterilizados permanecem em baias individuais por 04 dias ate sua recuperação, onde retornam ao Abrigo.

Outro Programa da Secretaria de Saúde e a esterilização dos animais de família carente. No final do ano passado Agentes Comunitárias dos bairros do Magalhães e Vila Vitoria cadastraram as famílias carentes que estão sendo beneficiadas, totalizando nos dois bairros 78 animais. Os outros bairros também serão cadastrados conforme a demanda. Começou na ultima segunda-feira, 11 de julho as esterilizações dos animais dessas famílias, onde 12 animais foram esterilizados.

As famílias recebem a visita da Medica Veterinária da Prefeitura que faz o exame clinico do animal para averiguar a aptidão do animal a cirurgia e orientar a família sobre o método e cuidados pos operatórios. A data da cirurgia e marcada e após a esterilização os cuidados de enfermagem ficam com a família beneficiada, onde o retorno e feito em 7-10 dias para retirada dos pontos. A família recebe a medicação pos operatória e um numero de telefone para retirada de duvidas.

A expectativa e castrar 20 animais de família carente e 10 animais do Abrigo por semana, sendo ate o final do ano 720 animais esterilizados.

A preocupação com os animais não esta apenas no recolhimento dos animais das ruas, mas também nas ações de conscientização que ocorrem toda sexta-feira em uma escola de nosso Município, onde as crianças assistem a um vídeo sobre os animais abandonados (“Fulaninho, o cão que ninguém queria”, vídeo produzido pelo Instituto Nina Rosa de São Paulo que mostra à triste historia de um cão abandonado por sua família) onde e enfatizado a posse responsável dos cães e gatos, levando ate as crianças que Abandonar Animais e crime. Após o vídeo de 15 minutos a medica veterinária conversa com as crianças sobre os cuidados com os animais em relação à alimentação, limpeza, higiene, são retiradas duvidas das crianças e entregue um “gibi” confeccionado pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) que explica para as crianças de forma lúdica e pratica como cuidar dos animais e de nossa saúde.

As palestras estão sendo realizadas desde o mês de abril desse ano, onde foram atendidas ate hoje 09 escolas, correspondendo a 932 alunos e ate o final do ano todas às escolas municipais serão atendidas pelo Programa de Posse Responsável nas Escolas fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e CRMV-SC.

O trabalho de conscientização também e realizado nos postos de saúde do município onde foram colocados em todos 15 postos de saúde do município cartazes sobre zoonoses (doenças transmitidas entre os animais e o homem).

Os animais do Abrigo Municipal de Cães recebem água corrente fresca de forma permanente através do uso de bombas de água nos bebedouros espalhados no Abrigo. A alimentação e feita através de ração fornecida pela Nutricol alimentos, fabrica de ração de São Ludgero que e parceira do Abrigo fornecendo todo dia 20 de cada mês 05 pacotes de ração 25 kg para animais adultos e 01 pacote de 25 kg para filhotes. Os animais são alimentados através de percentual de massa corpórea que equivale a 1,5% do peso vivo/dia referente ao total de ração suficiente para sua manutenção diária. Os animais ao chegarem ao Abrigo são desvermifugados e recebem os cuidados medico- veterinários referentes a cada caso.

Para um melhor atendimento, a população faz requerimento sobre os animais nas vias publicas através de telefone, onde os animais doentes, atropelados, filhotes e fêmeas prenhes recebem atendimento prioritário, pois a capacidade do Abrigo não comporta o numero total de animais nas ruas.

Esperamos que com o trabalho de recolhimento de animais, esterilizações e palestras de conscientização consigamos diminuir o numero de animais abandonados nas vias publicas e acabar com os abandonos de novos animais para que o problema de saúde publica levado com o abandono desses em nosso município seja solucionado.

Fonte: PML

Um comentário:

Maristela disse...

Parabéns pelo seu trabalho e de sua equipe...é muito bom saber que existe tratamento humanitário para os animais que já não podem contar com a 'humanidade' de seus donos huamnos(?). God bless you!! :)