Reunião com a PM


Cansados pela onda de roubos ocorridos, nesta semana participei, com outros comerciantes do Mar Grosso, de uma reunião na Guarnição Especial do bairro, popularmente conhecida como “Quartel”, onde fomos recepcionados pelo Comandante Barreto e o Major Jean.

Nossa reivindicação não poderia ter sido outra, além de uma atenção a mais na segurança do nosso bairro. Segundo os policiais, nossa preocupação é importante, mas admitem certas carências no seu efetivo. Com o número de somente 107 Homens ativos, nos disseram que praticam uma escala estratégica de atuação na cidade, mas também assumem que é fundamental aumentar este contingente.

Efetivo baixo e com quase 50% dos policiais estando acima dos 40 anos de idade, a geografia de Laguna também dificulta ainda mais o trabalho, nos comentou o Comandante Barreto. Pra ele o fato de comunidades lagunenses como Pescaria Brava, Farol de Santa Marta, Caputera, Madre, por exemplo, serem mais isoladas, torna o trabalho ainda mais complicado.

O Major Jean deixou claro que os policiais estão atuando com a escala máxima, de 24 horas trabalhando e 48 de folga, o que provoca um desgaste ainda maior no efetivo. Mesmo assim garantiu dar uma atenção maior para o principal balneário do sul do Estado.

Perguntados, nos afirmaram que o “Projeto Verão” da Polícia começará no próximo dia 15 e irá até o dia 09 de março de 2011, pós carnaval. “No Mar Grosso terá uma guarnição 24 horas instalada, motos na orla em horário de praia, além das viaturas correntes”, nos contou o Major Jean.

E ainda sobre a Temporada, nos foi repassado que no “Moto Laguna” o número de policiais nas ruas será maior do que teve o evento de 2009. Farão barreiras na avenida Senador Galloti, em frente ao Flipper Hotel e ao Destak Bar; além de se movimentarem com motos táticas, ao longo da beira mar. Dentro do evento haverão cerca de 12 homens atuando e atrás do bar Mix Lounge (praia) será montada uma Delegacia Móvel Civil e terá um Furgão da Policia Militar lavrando Bolentins de Ocorrência, B.O’s.

Finalizando o encontro, tanto o Comandante Barreto quanto o Major Jean foram unânimes em dizer que a participação da população no trabalho deles é fundamental e que na seqüência, a PM deverá ministrar palestrar com dicas de segurança, para civis e empresários.


A onda de assalto no Mar Grosso parece de tsunami... não acaba nunca!

Não vejo perspectivas de melhora nesta questão de segurança no Mar Grosso. Uma pena visto que o principal Balneário do Sul do Estado, tem tudo para servir de exemplo. Quando eu morava em Floripa, muito pouco disso acontecia e naquele momento, a cidade tinha muita aspiração para o turismo, mas pouco ganhava com isso. Hoje ela é ícone turístico brasileiro, mas PENA nas mãos dos meliantes.

Às vezes fico pensando quando vale à pena potencializar a nossa Laguna, em relação ao seu crescimento, podendo ser pelo turismo, como aconteceu em outro grandes centros, já que, com isso, virá também MUITOS problemas...

A polícia se escora na inabilidade do Estado e pouco faz, o principal "cara" da Segurança Catarinense leva quase 5 mil votos em nossa cidade (reeleição), mas também nada faz por nós; Então...

Veja a matéria feita na íntegra.

http://www.youtube.com/watch?v=zzEXzGvkvQA

aniversário da TITINA


Minha querida filha completou, no dia 28, dois aninhos... A bichinha tava faceira...

Figura como o pai, no final teve que se quebrar e parou no hospital, às 23 horas, e saiu com um ponto na testa.

Filha de doido, doidinha é...

Educação Patrimonial


Em virtude da grande importância do acervo de nosso centro Histórico, estou trabalhando na formatação de um projeto gráfico, que atingirá diretamente a conscientização e educação patrimonial dos lagunenses.

Frente de Trabalho no Mar Grosso

Desde quando reativei a Associação de Hotéis de Laguna, que estava há quase uma década inapta, pedi pessoalmente ao prefeito Célio que ofertasse ao Mar Grosso um grupo de homens, que pudessem manter o bairro limpo. A idéia foi acatada e a partir de outubro, o Mar Grosso conta com um grupo de homens, do projeto municipal Frente de Trabalho, atuando diretamente e permanente em nosso principal balneário.

Bom para nós!

Mutirão PRAIA LIMPA

Há cerca de 40 dias visitei o Rotary Clube de Laguna e através de um ofício, convidei esta entidade para promovermos um mutirão de limpeza na praia, com cunho de conscientização. O evento foi bem aceito e junto com outras entidades, como Associação de Surf e outras do Mar Grosso, iremos, no dia 27 de novembro, praticar tal limpeza.
Foram convidados também órgãos da Prefeitura e civis para estarem conosco, buscando sempre o êxito do evento.

Feirão do Imposto em Laguna foi um sucesso



Dia 25 de setembro, seguindo a verticalização do dia Nacional, no cenário histórico de Laguna, aconteceu o primeiro Feirão do Imposto realizado nesta cidade. Iniciativa do Núcleo Jovens Empreendedores locais, sendo braço da ACIL, o ato ficou marcado como "Cartão de Visitas" do núcleo, para a sociedade lagunense.

Desde às 8:30 h da manhã foram colocados no Centro, de forma organizada e expositiva, cerca de 35 produtos contendo seus preços de mercado, assim como as incidências tributárias aplicadas e o valores dos mesmos sem imposto.

O feirão teve o propósito de conscientização tendo como slogan: “Todos nós pagamos impostos”. Foram distribuídos à população folhetos explicativos e todo o evento foi patrocinado pelos jovens, alguns empresários do município e pela Acil.

Particularmente acredito que o acontecimento marcou a inserção da classe jovem no contexto sócio, econômico e político de Laguna. Atuação fundamental de quem “irá ditar as regras” no futuro próximo.

Qual será o resultado?


Sábado de manhã, dia Nacional do Feirão do Imposto, na tenda do nosso Núcleo Jovem escutei um amigo dizendo que: "Política é igual à Copa do Mundo. Tem bandeira, tem vuvuzela e até queima de fogos, mas no final quem perde é sempre o Brasil". Mais metafórico do que humorístico, no tom do pensamento do Marcelinho interpreto que descobre o que melhor retrata a situação de duas grandes paixões do brasileiro: a política e o futebol.

Cachaças da vida, atualmente estão dominadas pela ambição de algum tipo de poder, em que seus negócios passaram a superar os peculiares e verdadeiros interesses. Agora a ordem do conceito aceita que quem manda é o capital e não mais o capitão.

Difícil de digerir, mas fazer o que também se ou tu tens que escolher os extirpadores de esquerda ou os demagogos da direita¿ Denominações aos partidos não atribuída por mim, muito longe disso, mas marcada, principalmente, pelos seu próprio adversário, e, confesso, não dá pra não usá-las como exemplos, agora até resume o cenário deste pleito. É como ter que engolir o Dunga, por que o Ricardo Teixeira, presidente da CBF, precisa que seja ele e não pelo mesmo estar figurando entre os melhores técnicos do país, na atualidade.

De qualquer forma o jogo segue e dia três, novamente, todos terão a chance de mudar o placar. Talvez permaneça igual, entretanto, uma coisa é fato: o ano de 2010 tem tudo para ficar marcado como o que celebrou a "Julis Rimet" do Lula. Agora, se este tri pode ser mais uma derrota ou vitória brasileira, não sei dizer, mas, é claro, dá para pergunta também à CBF.

A baleia só foi a próxima vítima...


Depois deste episódio pífio da baleia encalhada aqui em Laguna, eu me pergunto: Pra que serve uma ONG que nunca está preparada para um resgate de encalhe e/ou consegue errar na dosagem da eutanásia¿

Todos os anos recebemos diversas baleias em nosso litoral e sempre existe a possibilidade de algumas delas encalharem. Não entendo por que estas instituições, intituladas como “protetoras” dos animais, não se preparam para este tipo de acidente.

É uma vergonha o que está acontecendo com o caso da Praia de Itapirubá. Deixar 5 dias a baleia presa e depois, ainda, errar na dosagem dos remédios é brincadeira... Ela deveria ter sido ajudada no primeiro momento e não depois que parte do seu corpo já fora enterrado.

Imagino onde estarão “eles” quando for discutido ações de desenvolvimento como a duplicação da SC 100 (estrada geral para o Farol de Santa Marta). Com certeza, neste momento, terão o dom da palavra, terão dados técnicos cientificamente comprovados e implicarão ainda mais no atraso do desenvolvimento necessário.

Será para nós assim como para a baleia: Aplicarão uma injeção de angústia e inabilidade e nós teremos que simplesmente aceitar morrendo aos poucos, vendo todo mundo crescendo e se divertindo ao nosso redor.

Primeira licença da ponte em Laguna está liberada


(Ponte Vasco da Gama, POrtugal - Modelo semelhante a que será erguida em Laguna)


Muitos tem a iniciativa de dizer que Laguna possui isso ou aquilo, sempre diminuindo a cidade. Alguns comentam que aqui, tudo é mais difícil ou coisa parecida. De certa forma posso até concordar... Mas mesmo o nosso trecho sendo um dos mais atrasados, na duplicação da Br 101, ainda assim, no final, seremos nós os privilegiados. Digo isso pois a ponte que se erguirá tem a arquitetura tão doida e diferenciada, que logo entrará nos folders turístico da região e município, como mais um atrativo daqui. O primeiro passo foi dado com a liberação da primeira licença para a construção da mesma.


O fato é que com a copa do mundo em 2014, sendo no Brasil, isso ajudará muito a conclusão desta nossa duplicação. Sabedores de que os aeroportos de Curitiba e Porto Alegre não suprirão a demanda destas regiões, o anel viário deverá estar "zerado" para receber o volume de turistas. Floripa provavelmente deverá receber algum grande time para se concentrar e isso também auxiliará o Estado em suas obras. Agora é esperar pra ver...

O olhar real sobre Hiroshima


Considerado uma das melhores obras do jornalismo mundial, e, para muitos profissionais da área, o melhor livro reportagem americano, Hiroshima, bem provavelmente, perpetuou com seu texto bem apurado, bem escrito e agradável de ler, um dos mais desumanos e históricos fatos dos últimos séculos. Acontecimento este que marcou de forma dramática a segunda grande guerra. De maneira literal, o autor conseguiu trazer ao leitor os momentos mais complexos deste penoso acontecimento.

Com o livro conseguimos nos colocar nos lugares onde ocorreram os piores casos. Hersey contextualiza a tragédia tão bem, que, quem lê, acaba se sentindo quase que um sobrevivente da bomba. Ele facilita a imaginação das ruas, dos prédios, do rio, das pessoas, dos machucados, de tudo com a riqueza de detalhes. A história dos seis personagens, que o livro ainda conta, dá à Hiroshima um toque de romance-não ficção. Com eles, John Hersey nos passa emoção e nos faz pensar no futuro.

Com um interessante sendo cronológico, o livro começa retratando o horário e o local do momento em que a Enola Gay é despejada sobre a cidade japonesa. A partir disso, seguindo uma ordem de acontecimentos perfeita, a história da cidade de Hiroshima, Japão, assim como os perfis dos personagens marcantes daquele ato, é contextualizada de maneira clássica, sem sensacionalismo.

O autor conta com segurança, os fatos relevantes, como se ele mesmo estivesse no local, no momento da mórbida explosão. Fatos estes, por exemplo, como a perda do bonde que o médico japonês sempre tomava, que acabou salvando a sua vida, já que a viajem terminaria no local onde foi o centro da explosão. Ele foi mais um dos cerca de 100 mil sobreviventes da bomba. Mas sofreu como todos, a morte de 50% da sua cidade; tanto dos seres-humanos, quanto a destruição material. Talvez seja pela leitura deste livro, que se pode saber tanto do que realmente aconteceu naquele fatídico seis de agosto de 1945.

O estudo de Hersey sobre a bomba nuclear, provavelmente equipado de somente papel e lápis, ampliou a magnitude do ato americano. Não tem como ler o livro e não sentir o peso do acontecimento. Dessa mesma maneira, a sua volta ao Japão para investigar, rever e escrever sobre a realidade de Hiroshima, 40 anos após o ocorrido, ainda qualificou mais a reportagem que mais tarde viraria livro; capítulo importantíssimo para a historia do jornalismo.

O Jeito antigo de fazer o novo jornalismo


É interessante como outros profissionais da área respeitam e falam sobre o repórter Joel Silveira. Talvez por causa da sua personalidade dentro dos textos, quem sabe pelas suas histórias. Contudo, o homem que destilou veneno e ironizou durante toda a sua vida de jornalista, sem perdão, foi um dos poucos que receberam um pseudônimo tão condizente com as suas palavras.

“A víbora”! O apelido veio do então patrão Assis Chateaubriand após o retrato pintado na década de quarenta, das grã-finas da época. De maneira elegante, porém bastante irônica, Joel Silveira levou às gargalhadas Chatô e se elevou na profissão.

Não foi a toa que também recebeu o título que carrega há anos, de “o maior repórter” do país. Tem quem diga que Joel não aceita tal homenagem, mas sua trajetória demonstra a verdade.

Amante incondicional da rua, sempre deixou pesar o desafio e o amor pela profissão. Esteve em guerras e conflito; entrevistou celebridades e anônimos. E sempre tratou de maneira objetiva e profissional as reportagens que fazia.

Negou cargos importantes, que traziam consigo, além do poder, ainda interessantes quantias em dinheiro. Para Joel Silveira, o repórter quando não mais tinha a função de noticiar, regredia. O peso para ele era da profissão, nunca do dinheiro. Gostava de contar os fatos e principalmente de estar entre eles. Talvez seja esta a maior diferença entre o poético Joel Silveira e os profissionais de hoje.

Paradoxo dizer que é um dos últimos românticos jornalistas, já que não perde uma quando quer ser maléfico. Dá na lata mesmo! Mas a verdade mesmo é que o velho e gordo Joel Silveira entrou no século 21 com mais de 80 anos, com seu jeito bonachão, mas com o jornalismo jovem de sempre. Deve ser referencia sempre para quem trilha a profissão e para quem pretende fazer a diferença.

O país precisa democratizar a TV


Os brasileiros acordam eufóricos. Afinal, neste domingo tem jogo importante da seleção. O Brasil precisa desta vitória para se classificar para Copa. A partida é fora de casa, mas todo mundo está achando que vai dar certo. Momentos antes do apito inicial, o país se ajeita para assistir a telinha. A divisão é organizada. O “fulano” assa a carne. O “ciclano” corre atrás das cadeiras e arma a “vaquinha” pra comprar a bebida. O “beltrano”, junto com mais dois ajudantes, são os responsáveis por arrumar as cadeiras e colocar a monitor num ponto estratégico.

O apoio da TV vira uma “táuba” sustentada por seis engradados de tubaínas de cada lado. Assim, quanto mais alto, melhor para se “exergá”. A marca não interessa muito, o importante é “funcioná”. A antena são dois pedaços de cabo duro e levemente pesados, daqueles que sobram das, reconhecidas, redes elétrica sociais, popularmente denominadas como “gatos”. Foi adaptada na hora. Alguém, se dizendo “intendido” da coisa toda, quase um “ténico”, saiu correndo até em casa e pegou os fios que estavam dentro da maleta de “mile uma utilidades”. Orgulhoso, ainda se “gaba” pelo diferencial da antena. “Essa aqui é di rico. Na ponta eu coloquei palha de aço, pra melhorá o chiasso”.

Agora, pronto! Tudo está devidamente ajustado para os telespectadores. É só ligar o aparelho na tomada e torcer. Dependendo do resultado, acordamos no dia seguinte classificados. No fim, poucos realmente se importam com o placar final. O que valeu mesmo foi a festa. Terminado tudo, alguns arrumam a bagunça. Uns varrem daqui, outros lavam ali e o “beltrano” (lembra dele?) pega e leva embora o objeto que foi neste dia o centro das atenções, a verdadeira TV PÚBLICA.

Usar esta curta história para fazer uma analogia com esta proposta social de TV, pode parecer infundada. Porém, o conceito de uma confraternização popular, onde as pessoas se reúnem e assistem um conteúdo, pelo menos, democrático, com poder de diversificar as opiniões, é bastante similar ao que propõem uma TV PÚBLICA. A televisão voltada a serviço da sociedade, valorizando o cidadão e não somente o consumidor, livre do peso político, transmitindo esporte, educação e cultura, são objetivos que contrapõem e muito, com o que acontece atualmente nas TV`s brasileiras.

A opção no Brasil pela liberação da exploração privada dos canais de TV, através de concessão, ainda nos anos 50, sem uma objetiva e clara política visando o trabalho igualitário, comprometeu a sobrevivência e até mesmo a abertura, dos canais de conceito mais social, como os educativos, por exemplo. Além disso, o surgimento de novos canais, somado a chegada também da TV por assinatura, isto é, os canais fechados, alimentaram ainda mais a concorrência entre as emissoras. O resultado é uma programação “perdida”, transmitindo a banalização da violência e do sexo, praticamente sem censura de horário, expondo discriminação e preconceito, esquecendo valores educacionais, culturais e éticos.


Atualmente cerca de 40 milhões dos lares brasileiros, possuem, pelo menos, uma televisão. Somente esta quantidade, já demonstra o maior poder de impacto da TV, em relação aos outros veículos de mídia. Hoje, no Brasil, é importante abrir as oportunidades de se ouvir e ver mais, além de propiciar diferentes modelos e formatos para as programações. Os debates sobre a TV PÚBLICA têm promovido discussões importantes e elevado à necessidade rápida de mudança. Cabe dar continuidade neste processo de transformação, cobrando atuação permanente dos governos, assim também como a participação pública.

Núcleo Jovem Empreendedor de Laguna já é realidade


Já foram 5 reuniões do Núcleo Jovens Empreendedores de Laguna, desde a sua criação, onde está sendo criado o planejamento estratégico, para o último semestre de 2010. A primeira ação será a participação no dia nacional do Feirão do Imposto, em 25 de setembro, com o intuito de conscientização popular, sobre a grande influência tributária que recebemos dia a dia.


Por que lembrar faz bem...

(Elzi, Juca, Frederico, Viviane, Carlinhos, Alberto e no alto, Leninha)

Seguindo a máxima de que o nosso povo possui memória curta, então, os lagunenses, como bons brasileiros, também “devem” esquecer rápido o que já passou. Porém, não caracterizando isso como uma regra fadada ou um tipo de discórdia qualquer, pelo contrário, somente usando como motivo de lembrança gostaria muito, e agora o faço, de hoje homenagear duas pessoas, que fizeram parte da minha história e com certeza, de muitos de Laguna.

Os mais velhos, é claro, somente eles, lembrarão da sinuosa Elzi; a senhora Alberto Crippa. A bela que precocemente subiu aos céus, mas que na sua breve estada aqui, deixou fatos marcantes, com quem conviveu. Como neto do meio, não tive o prazer de conviver com sua presença material, já que nasci três anos após sua “viagem” (dia 05 de maio de 1976). Porém pude confeccionar memórias magníficas, através de discursos, muitas vezes embevecidos e outros até cômicos, de pessoas, que, ao longo dos meus 31 anos, contaram e ainda contam passagens sobre a minha avó.

Têm os “meninos e meninas” do Campo de Fora, hoje cinquentões, que acreditavam na época, que, no alto da inocência infantil, a Elzi fosse um tipo de Bruxa. Sempre motivados pelo seu marcante cabelo preto escorrido, olhar penetrante, roupas diferenciadas e, claro, pelo insistente cigarro na boca.Também sempre foi lembrada pela arte hábil de tricotar, que muitos dizem ter auxiliado ao meu avô, a sair da falência, no tempo em que ele, decepcionado pela falsidade humana, “entregou aos céus” suas cobranças; Não posso deixar de citar a casa, na Rua Almirante Lamego n° 17, com a sua “Sala de Estar”, impecável e sempre limpa, em que, contam, era proibido por ela, sequer passar naquele ambiente. Ontem, dia 23 de agosto, foi seu aniversário de nascimento...

Hoje, dia 24, é o do Juca. Coincidências da vida, atualmente seu corpo jaz junto ao da mãe, no alto do nosso cemitério central, no Morro da Glória. Figura ímpar lagunense, será pouco ofertar suas passagens, somente em uma folha de papel. Afinal, sobre Leandro José Crippa, muitos sempre têm algo a dizer. Por isso, resumirei uma vida em poucas palavras de agradecimento...

No ano em que o Brasil ajoelhou com a morte de Airton Senna, nossa família foi ao chão ainda com a “viagem sem volta” do meu tio e sete meses depois, motivado pelo falecimento do filho, em 30 de dezembro de 1994, do meu avô, Alberto Crippa. Inexplicável sentimento e com certeza irreparável, de quem tinha apenas 15 anos e perdia parte do seu porto seguro, logo no começo da maturidade.

Mas lembrar deles, principalmente do Juca, sem dar boas risadas é impossível. Beberrão de marca maior gastou sua vida dando a quem estava ao seu lado. Pessoa que se contentava com pouco, tinha pelo dinheiro o mesmo apreço que tinha pelo um rival da lusa. Para ele, tendo um amigo, a família e um copinho de cerveja para comemorar, qualquer coisa que fosse, o resto era resto. Não é verdade “Seu” Pedro Medeiros¿

Quantas histórias podem ser contadas aqui sobre eles? Quantas ainda desconheço, mas aconteceram? Quem sabe, eu não tenha mais esta sorte de saber tantas outras, depois desta simbólica e simples homenagem pelos seus aniversários? Digo “esta sorte”, pois ter nascido neste berço esplêndido é e sempre será motivo de orgulho. Pois ser semente do Alberto e da Elzi da Silva Crippa é a certeza de nunca esquecer minhas origens.

Nova diretoria da LIESLA




Ponto importante da cultura e turismo de Laguna, o carnaval teve momento fundamental para o seu sucesso, na noite da última segunda-feira. No barracão da escola de samba "os Democratas" aconteceu a posse simbólica da nova diretoria da Liga das Escolas de Samba de Laguna. O mais bacana é possibilidade da aproximação da Liga com o poder público municipal, onde quem ganhará com isso serão os lagunenses.




Nova diretoria da AJET


Na quarta feira passada participei, em Tubarão, da posse na nova diretoria exeutiva da AJET. Tive a grata surpresa de conhecer e ouvir a palestra do Sr. Genésio A Mendes. Saber como ele chegou onde está foi formidável...

Aniversário de Laguna e a Fonte da Carioca


Hoje é um dia importante para o lagunense e o lagunista. Afinal, são 334 anos comemorados, neste dia 29 de julho. É uma data importante para a cidade e penso que seria bacana ser feriado municipal. Propositalmente, hoje, também foi reinaugurada a nossa Fonte da Carioca. Cientificamente compravada como fonte de água mineral, este ato, só oficializou o que nós já sabiamos.

Parabéns maravilhosa cidade

Esqueceram novamente Laguna

Igualmente ao que ocorreu ano passado, o, considerado, melhor jornal de Santa Catarina deixa de lado a cidade de Laguna. Esquece de, pelo menos, em alguma pontinha do jornal desejar um simplório parabéns pelo seu 334° aniversário. Acredito que a 3a cidade mais antiga do estado ainda seja importante para SC e alerto: Laguna logo irá recuperar seu verdadeiro destaque de outrora e o nosso povo não esquecerá os verdadeiros parceiros, que na baixa, sempre apostaram no principal balneário do sul. Sobre o "esquecimento", uma pena...

Núcleo Jovem Empreendedor

Ontem Eu, Thiago, Lucas, Leonardo (esposa), Joinha, Junior, Marcelinho e o pessoal da Cejesc e ACIL fizemos a primeira reunião, de abertura do Núcleo Jovem, em Laguna. Amante do associativismo, eu creio que unindo os jovens hoje, teremos a oportunidade de ter um futuro melhor, para o município.
Iremos montar o plano estratégico e logo postarei as ações.

Não assista mais Fórmula 1


Ver a Fórmula 1 realmente não tem mais graça. Assim como no futebol, onde para ganhar um título timecos precisam comprar juizes ou outros times (como no brasileirão de 2009), na corrida o Massa foi obrigado a dar a vitória para o Alonso. Então, que graça tem ver a corrida?

Reunindo o trade de Laguna

A Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Laguna reuniu hoje parte do trade, no Laguna Tourist Hotel, com o objetivo de diagnosticar e fomentar ações pertinentes ao turismo da cidade. O evento foi um sucesso e logo veremos os reflexos de tudo isso. É o associativismo fazendo a diferença.

Núcleo Jovem Empreendedor

Ontem, no auditório do Iphan, jovens e lideranças da cidade participaram do lançamento do projeto de núcleos setoriais (Empreender), braço da ACIL. A tendência reforça nosso trabalho de algum tempo, em busca de juntarmos os jovens, afim de repensar e trabalhar em seus benefícios e assim, em prol de Laguna também. Desta forma, o Núcleo Jovem Empreendedor se consolida e abre espaço para debates importantes para o crescimento de todos. Participe você também.

Festa Julina do Colégio Stela Mariz

Hoje participei do corpo de jurados, que julgou o concurso de Quadrilhas do Colégio Stela Mariz. Foi muito bacana ver pessoas se divertindo mantendo a tradição. A Escola está de parabéns pela organização bacana do acontecimento. Ginásio lotado e 7 séries participando, não teve outra: Sucesso na certa.

Turismo em Laguna

Sempre tive a idéia que os poderes público e o privado deveriam sempre andar de mãos dadas. Lógico que tudo existe suas regras e exceções, mas que para o Turismo de Laguna, esta concordância seria salutar, disso ninguém pode negar. Alguns projetos convergentes com esta idéia estão sendo programados. Acredito muito que se cada um fizer um pouquinho da sua parte, Laguna irá prestigiar novos ares.

Espanha campeã

Não sei vocês, mas achei o jogo da final extremamente morno. Lógico que os diversos cartões distribuidos durante o jogo deram uma esquentada na partida, mas tática e plasticamente, não gostei muito do que vi. Uma pena a seleção "do" Dunga não estar ali, pois, volto a dizer, foi a Copa mais fácil dos últimos anos.

OBS: Se o juiz do jogo Brasil x Holanda fosse ideal, o tal do Van Bommel tinha sido expulso também, pois o que ele bateu foi coisa de louco. Ontem, mais uma vez, ele repetiu o show de porrada. Uma pena...

Aniversário

DIa Especial, afinal não são todos os dias que fazemos 31 anos de vida...
Se DEus quiser, tenho mais uns 60 ainda pela frente... kkkkkk

Holanda x Espanha

Difícil dizer quem vai ou merece ser campeão da Copa de 2010. Mas, inegavelmente, este evento ficou marcado pelo baixo nível técnico das seleções. Não minimizando os méritos dos finalistas, entretanto, nunca foi tão fácil levantar um caneco. Sorte de um destes dois times, que, pela primeira vez na sua história, irá sagrar-se o melhor do mundo. O Brasil, por jogo de ego, perdeu a grande chance de sair hexa ou ter preparado uma meia dúzia de moleques, para a competição de 2014, no país. Ainda sendo país sede, tendo vaga garantida, não irá poder contar com as eliminatórias para "testar" novo elenco. Será na base dos amistosos. Fica aí o grande receio...

Sai Brasil entra Paraguai...


Com o Brasil fora da Copa, graças aos flamenguistas Júlio Cesar e Felipe Melo, a bola da vez é torcer para o Paraguai...


Se assim é do Paraguai, imagina se fosse original???

Exílio para o Dunga

É claro que, como brasileiros, no final, nós sempre abraçamos a causa e vestimos a camisa. Podiamos até chegar no dia 11 de julho e quem sabe ser campeões, pois o caminho não era tão árduo assim. Mas no primeiro obstáculo real desta Copa, o time mostrou sua cara.

Não adianta, mas teimosia nem sempre ganha. O Dunga foi teimoso e sensivelmente burro. Digo isso, pois empacou em uns 6 caras que só ele via ou, sei lá se ainda vê, jogar e ainda, por não levar um ou outro que o BRASIL queria ver na África. Talvez se ele mostrasse humildade e concretizasse este desejo do povo, os pesos desta elimanação precoce não seria tão penosos. Mas agora, infelizmente a carga já está posta...

O fato é que o DUNGA acabou com o sonho de 2010. Não me convence que Kleberson, Júlio Baptista, Elano, Filipe Melo, Josué, Gilberto... fossem causar o mesmo "medo" a algum time adversário, como o Kaká ou um Ronaldinho Gaúcho normalmente provocam. Talvez também não fosse justo levar o Gaúcho, visto a desregrada vida que leva na Europa, mas o Ganso, por exemplo, tinha lugar neste time.

Time sem espinha dorsal. Boa defesa, bom ataque, mas sem nenhuma inspiração na meia. Kaká não desembarcou na copa; Filipe Melo foi o que já era esparado e Julio César (Ótimo goleiro) manteve sua fama de, volta e meia, levar uma franguinho; Resultado: a volta para casa.

Agora cabe saber onde o Dunga irá "descansar" sua beleza...

Até 2014!

Qual a explicação...

Ontem cheguei em floripa e ao abastecer o meu carro, notei que os postos de gasolina estavam com este preço. Até tirei está foto para comprovar aqui no blog. Há duas semanas já estavam bem mais barato do que Laguna (R$ 2,29) e agora ainda mais... Me pergunto e gostaria de uma resposta cabível: qual o motivo de o combustível de Laguna ser MUITO mais caro que em outras cidades do litoral. O deslocamento não pode ser argumento, pois em Criciuma, cidade mais longe do que a nossa, os preços também são menores que os daqui.

WQS - Farol de Santa Marta foi um Sucesso











Muito bacana ver um evento como este rolar nas areias de nossa cidade. Acontecimento de nível A, o WQS - Farol de Santa Marta Pro levou muita gente, mesmo com o friozinho batendo forte, para a praia. Campeonato de 6 dias teve no sábado e no domingo o seu apogeu. Muita gente (de fora) prestigiou e curtiu os melhor surfistas quebrando nas ondas do Cardoso. E como o velho ditado já dizia: "Santo de casa não faz milagre"; era de contar nos dedos o número de lagunenses prestigiando o evento... Sorte dos gauchos, paranaenses, paulistas, cariocas, nordestinos e argentinos que estiveram lá.




Um dos momentos bacanas







Segunda feira tivemos a satisfação de, em nome dos outros festeiros, entregar as instituições: Fundação Hermom, Associação Beneficente Maranata e a Casa Lar; cerca de 210 sacolinhas oriundas da barraca da pescaria, da festa de Santo Antônio 2010.



Bacana isso...

Circo político do Estado

Dentro desta Arena de interesses próprios, quem parece estar ficando de palhaço somos nós, os catarinenses. Palavras já não são mais de honra e o que a gente escuta hoje, pode ser desconsiderado amanhã. Me assusta o que estão fazendo para terem o poder nas mãos. Ideologia partidária já não existe há tempos. O que está valendo é o cifrão e/ou maior pontecial político. Muito pouco que valha para o grande público, na teoria, os mais interessados.

Fim de festa

Ontem, dia 13 de junho, encerrou a principal festa religiosa de SC, a nossa Festa de Santo Antônio. E neste ano como festeiro, tive o privilégio de doar meu esforço para um evento que, além de hitórico, ainda de muito apelo turítico.

Foi um evento diferente. Nós conseguimos resgatar a família. Não teve brigas, problemas e nem bebedeira. Milhares de pessoas participaram da trezena e puderam notar o reflexo de um ano dedicado ao festejo, que reconhece o padroeiro de Laguna.

Agora cabe a mim perguntar: Vocês gostaram da festa de 2010? Gostaram dos fogos nas docas (transladação), das garrafinhas de água benta oferecidas, do helicóptero jogando pétalas e papéis picados na procissão de domingo, dos banner's da rótula do cine Mussi e em frente ao barracão, das lembrancinhas da mordomia - carreata - e das crianças, das decorações na igreja e do barracão???????

Bem, falando por mim e talvez pelos outros festeiros, saimos com cabeça erguida e a sensação do dever cumprido.

Obrigado Laguna pela oportunidade

Da dor de cotovelo ao desafio

O prazer de estar participando do maior festejo religioso do Estado, quiçá do país, não tem preço. Foram quase que 12 meses completos debatendo e trabalhando, tudo para que lagunenses e lagunistas, como de tradição, pudessem, do dia 01 a 13 de junho, desfrutar de mais uma homenagem ao Santo Padroeiro de Laguna. Foram um pouco mais de 50 encontros ao longo deste tempo, de, pelo menos, 3 horas cada, sempre buscando o equilíbrio ideal para a festividade. Para que haja entendimento, neste ínterim, só de “sextas feiras” foram 29 dedicadas a este acontecimento, onde eu deixei (e os outros 13 festeiros também) de fazer algo pessoal ou estar com minha família. Não posso ser considerado anti lagunense.
Quem tem prestigiado a festa nestes primeiros dias, garanto, que já notou a diferença do nosso trabalho. Desde a nossa primeira ação externa, a Rifa do Carro, nossa marca tem sido notada. Estamos felizes pelos diversos elogios recebidos à beleza do banner da rótula do Cine Mussi, assim como pela idéia da doação, junto com os tradicionais pãezinhos, das garrafinhas personalizadas de água benta. Também não tem como não gostar da imponência do painel de 8 metros, com a imagem do Santo, que colocamos a frente do Barracão. As prendas, lembrancinhas e principalmente as decorações atualizadas do Salão e da Igreja Matriz, também tem chamado a atenção dos participantes. É a resposta do trabalho voluntário e verdadeiro promovido para o Santo Antônio.
NÃO É VERDADE quando o Zé MALA fala que, nós festeiros, deixamos de lado Laguna e seus artistas e empresas. Pura dor de cotovelo, de quem vê a festa de Santo Antônio, como uma forma de ganhar $$$$. Do contrário, te desafio e pergunto Mala, por que não doas a tua mão de obra para a festividade de todos os anos ou, pelo menos, sejas, uma vez na vida, festeiro de Santo Antônio¿ Fácil falar, quando estais sentado no conforto da tua casa.
Foi uma exigência de nós festeiros, determinado já na primeira reunião, em junho de 2009, que tudo que faríamos cotaríamos também com, pelo menos, 3 empresas de Laguna. E assim foi feito. Sobre a decoração, tendo a festa o objetivo financeiro final que possui, não tinha lógica pagar 40% a mais por um serviço, só por que é de Laguna. Você faria isso¿¿¿ Não adianta dizer, que teria negociação, pois já esperávamos tuas maléficas palavras, caso não fechássemos contigo, pois deixastes isso claro, já na primeira conversa. Ficou feio só pra ti.
Afinal, o pessoal que faz parte da programação deste ano, que são: o SESC da Laguna; os músicos lagunense do Laguna Tryo, Macuco, João e Mateus, Dona Xica, Rodrigo Neves e Juninho, Sentapua, Pombro Branco, Sobrimanos, do Conservatório, do Coral Santo Antônio e do Stella Maris,; além das empresas diversas que fizemos material gráfico e até as pessoas que estão recebendo direta ou indiretamente, devido a festividade de 2010, tenho certeza que todos eles estão felizes.
Nunca vou dizer que sou melhor que a tua pessoa Mala, por que não sou; mas eu sempre via em ti uma pessoa especial. Afinal, desde novinho, quando minha mãe Viviane e meu pai Joelson abriam as portas de nossa casa para ti, amigo da família, sempre demonstrasse ser maior do que estais sendo agora. Mas também, naquela época, não entendia por que te chamavam de Mala. Agora tendo a língua como a tua alça, passo a entender o motivo do teu apelido. E sobre o Santo Antônio abrir os olhos conosco, fico feliz por isso, pois assim sendo, ele estará sempre nos vigiando e amparando dos maus da vida.

Mais uma Festa de Santo Antônio começou em Laguna


Pra mim que sou festeiro deste ano é muito gratificante trabalhar para a mais tradicional festejo religioso da cidade e de SC. A FEsta de Santo Antônio é uma particularidade do nosso município e todos que trabalham voluntariamente para o seu fomento, não podem deixar de ser considerados lagunenses.


Acertar em tudo não se consegue. Afinal, nem mesmo em casa, no dia a dia, conseguimos agradar aos nossos familiares todo o tempo, imagina então, uma cidade inteira?!?!


Mas o mais importante é a sensação do dever cumprido.

Obrigado Santo Antônio



Participem da enquete...


Honraria


"Copiando e Colando" o post retirado do ricodemiranda.blogspot.com


Amigos,

Segunda feira participamos de um evento em Laguna em homenagem a algumas figuras ilustres que receberam o título de 'cidadão lagunense'. Tratava-se de uma solenidade de entrega dos títulos, seguida de um jantar não dançante. Claro que o convite partiu de nosso nobre colega Preto Crippa, futuro Romano Prodi DA Laguna. Acompanhando-me na expedição, estava o colega Marquinhos, ou o homem do gel (de cabelo)! Além do jantar ter sido todo com temas do melhor time do Brasil, o vasco, o evento foi bacana, com a presença de celebridades catarinenses. A foto que tiramos é com uma das celebridades que recebeu, além da honraria, um trófeu por seus serviços jornalísticos prestados. Aliás, questionado sobre qual time torcia, o famoso Roberto disparou: "Tenho familiares avaianos e também que torcem para o figueirense, mas eu sou profissional!" Liso, não?

Mais do lixo deles na nossa casa
















Como uma das características deste blog é manter aberto ao público, agradeço e posto fotos enviadas pelo amigo Michel Andrade. Trantam-se da lixarada que vem pelo complexo lagunar e que, os de fora, ainda insistem em nos penalizar, achando que a praia tem que estar sempre limpinha para eles, logo após as chuvas, sendo que só contribuem com as porcarias.

Dos vizinhos uma preocupação minha: Como deve estar o novo visual, visto que a maioria dos galhos veio pára aqui?

Para quem não arregaça as mangas, abre os bolsos e coloca a mão na massa, isto é, no seus lixos, por favor, mantenha-se calado!!!

Programação - Festa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna




Vai começar a principal e tradicional festa religiosa do Estado. A 334a Festa de Santo Antônio dos Anjos, deverá receber mais de 100 mil pessoas, nos seus treze dias de festejo. Com a programação completa de atrações culturais, missas e procissões (veja as imagens), agora em 2010, teremos mais um evento, para levar nossas famílias e amigos, que gostam de Laguna e do seu santo padroeiro, curtindo o friozinho da brisa do mar.

Poluição Sonora, é preciso executar


A poluição sonora tem sido tema de discussão nos últimos tempos, aqui em Laguna. Está clara a insatisfação da sociedade perante a esta problemática. Algumas organizações têm provocado encontros e debates, mas solução prática que é bom, muito pouco.

Além de escutar e/ou colocar no colo dos responsáveis suas atribuições para esta questão, claro, cobrando a quem compete a execução dos regulamentos já existentes, temos que arregaçar as mangas e propor devidas soluções, visto que, ao meu ver, as “autoridades”, sobre este assunto, não estão sabendo como tratar.

Não dá mais para aguentar a poluição sonora e outros abusos que ela proporciona. Afinal, por exemplo, a partir deste ano, com a mudança do estacionamento na Av. Beira Mar, agora podendo encostar o carro no calçadão da orla, além da mistura musical, “os caras” bebem, usam do passeio como pista dança, assediam e interrompem a passagem das mulheres e no final de tarde fecham o porta malas, deixam as latas no chão e seguem bêbados, em alta velocidade, pelas nossas ruas, sem que NINGUÉM faça nada. O que tem de bacana nisso¿¿¿
A Associação Brasileira de Normas Técnica pesquisou e definiu, de forma qualificada, a quantidade limite e ideal de decibéis, aceitável à saúde humana e normatizou, através das NBR 10.151 e 10.152, a avaliação dos ruídos em áreas habitadas amparando o conforto da sociedade.
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA, obedecendo aos critérios da ABNT, promoveu a Resolução n° 001/1990, que estabelece diretrizes e padrões, sobre a emissão de ruídos.
Na Legislação Municipal também há Lei que proíbe o uso de aparelhos e ou amplificadores de som em vias públicas e áreas particulares, com níveis superiores a 55 decibéis. Conforme o Decreto nº 1609, de 2006, em seu art. 8º combinado com o Decreto nº 1287, de 2004, em seus art. 2º e 3º: “É proibido o uso de aparelhos e ou amplificadores de som, ouvidos de forma incômoda em veículos estacionados em vias públicas ou em área particular, em níveis superiores a 55 decibéis”, assim como “é proibido, em qualquer horário, a utilização de amplificadores de som, ou qualquer outro meio ruidoso em residência, veículos ou outro local público ou particular, que venham a perturbar o sossego público”. A apreensão do veículo e/ou instrumentos de som, assim como uma multa de R$ 500 (quinhentos Reais) são as penalidades, para quem infringir tais Decretos.

Lei por Lei, desde a esfera Federal até Municipal, descem artigos que tecem entendimentos sobre a poluição sonora. No exercício da coisa, está faltando execução.

Se chamada, a Policia Militar tem por obrigação comparecer no local, conduzir os acusados e levar os equipamentos para delegacia, para ser instaurado um Termo Circunstanciado, que pode penalizar com prisão simples, de 15 a 90 dias ou multa. Digo isso, pois POLUIÇÃO SONORA infringe o inciso terceiro, do artigo 42 da Lei de Contravenção Penal (Decreto-Lei nº 3.688, de 1941), qualificando abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

Devemos resolver a bagunça sonora, como foi resolvida a da água, que, tradicionalmente, nos domingos de carnaval, era jogada dos prédios. Naquele caso, o Decreto Municipal direcionou a cobrança aos síndicos, que, com amor aos seus bolsos, passaram a cuidar do seu teto. Como passe de mágica, da noite pro dia, a chuva parou.


Não vejo como um “bicho de sete cabeças” tal proposição. Mas precisa ter vontade e união das classes. É preciso: divulgar devidamente os Decretos nos diversos meios de comunicação; podemos fomentar uma simples cartilha de conscientização; pedir aos hotéis, pousadas e imobiliárias, que avisem aos turistas, já nos prévios e-mails e contatos de reservas; e principalmente canetear os primeiros, pois serão eles quem divulgarão mais rapidamente esta “nova” diretriz da cidade.

E ai, vamos fazer¿

Resultado da Enquete sobre o principal segmento econômico para Laguna

Dentre as opções dadas, o segmento do TURISMO foi a que recebeu 80% dos votos. A enquete revelou a vontade da maioria para que o turismo seja reforçado, como redenção economica para Laguna.