A descarga fica lá, mas o esgoto aqui


(Lixo na praia do Mar Grosso - Foto José Antônio Martins Silva)


A cada chuva a história é a mesma. E olha que nem precisa chover em Laguna, para que tudo volte acontecer. Grandes volumes de água é a certeza de grandes sujeiras em nossas areias e assim, de vários comentários: que a praia está suja, que o poder público não é presente, que isso e que aquilo. Tudo igualzinho, sempre. E o pior é que as falas, que rebaixam nossa cidade, na sua maioria, provêem dos vizinhos. Meu amigo, isso me deixa indignado!

É só chover no complexo lagunar, para que seja dada a “descarga” no rio e tudo “deles” vem parar em nossas praias. Ou você acha que a grande sujeira, principalmente, as que ficam acumuladas na praia do Mar Grosso, pós tormentas, é "da Laguna"¿ Claro que não!

São tantos os galhos que desembocam aqui, que mais parece uma floresta descendo rio abaixo. Isso sem falar nas latas, plásticos, animais mortos, alguns móveis entre outros lixos, que ninguém se preocupa, a não ser Laguna. Você já pensou quanto deve custar a manutenção e a limpeza disso tudo, a cada chuva decorrente¿ Por favor poder público, nos diga, pois é importante sabermos!

Se for um ou um milhão, o que importa é que o grande prejuízo é lagunense. E não adianta rezar a Santo Antônio ou a São Pedro, para que não venham as nuvens pesadas e assim, não reedite a história de porcarias aglomeradas em nossa orla, pois a problemática vai além disso. As chuvas só agravam ou denunciam o que acontece diariamente.

Mesmo sob este “céu que é tão azul”, todos os dias, milhares de agentes poluidores afunilam na boca da nossa barra e nós permanecemos calados. Os caras ganham, por exemplo, milhões com a suinocultura lá em cima, andam nos melhores carros, habitam os mais luxuosos apartamentos, mas nos enviam, via complexo lagunar, o que é considerado dejeto para eles, sem se preocuparem com o que isso pode acarretar e/ou onde a imundice vai parar. E depois vão à imprensa incriminar a nossa água, dizendo que é imprópria para banho, como se a culpa fosse 100% nossa. Para mim, pura demagogia e "cara de pau" dos caras.

Se é um problema histórico, somente os mais velhos podem responder. Mas que esta questão REGIONAL deve ser debatida e acertada com urgência, disso eu não tenho dúvida. Pois hoje é o lixo doméstico, cocô e xixi (de gente e de porcos), galhos e venenos agrícolas; amanhã será isso mais a acidez da fosfateira e o que o desenvolvimento quiser nos deixar de herança.

Laguna precisa se posicionar, principalmente agora que vai receber a estrutura básica de saneamento, ou poderá ser tarde demais.

Um comentário:

VIVI disse...

PArabéns meu amor pela sua luta por nossa cidade