Qual o conceito de Laguna?

Será que você também acha que Laguna tem potencial turístico¿ Então, 100 de cada 100 pessoas que já conversei sobre o assunto, acreditam que Laguna possui tudo para “estourar” turisticamente. Mas por que isso, definitivamente não acontece¿ Diagnóstico previsível de levantar, também pesa no sucesso econômico da cidade. É só analisar “as carinhas” dos empresários, que vivem do turismo, durante o verão e o inverno. Salvo alguns eventos sazonais ou feriadões, na baixa temporada, é só choro. Pessoal, isso precisa mudar!

Não me canso de dizer que: “Turismo deve ser planejado a médio e longo prazo, mas com ações curtas”. Assim, até mesmo os nossos eventos consolidados, precisam, urgentemente, serem reavaliados, para que, no futuro próximo, não causem ação contrária. Isto é, ao invés de somarem passem a afugentar os turistas, principalmente, nas datas que, atualmente, consideramos as melhores.

Tudo que envolve turismo deve ter uma base fundamental e, a partir disso, seja feito o seu planejamento. Algumas localidades pensam em trazer o número maior de pessoas, outras buscam a qualidade das mesmas. Existem também municípios que prezam muito pelo retorno financeiro, mas Laguna, antes de tudo, necessita rever o que quer pra si. Em outras palavras, precisa reavaliar o seu CONCEITO.

Como exemplo, o carnaval lagunense e o moto laguna, estão se perdendo. É lógico que a magnitude dos mesmos tomou proporção de mídia muito grande, para o município. Mas esta exposição de Laguna, ao meu ponto de vista, já está fugindo do conceito de cada um. O que deixa em xeque o nome da cidade. Se tiver dúvida disso, entra agora no http://www.youtube.com/ e escreve lá: MOTO LAGUNA 2009. Em primeiro lugar, disparado, não vai aparecer as diversidade das motos, os shows de acrobacias, enfim, o encontro em si.

Infelizmente, lá fora, o que está muito fortemente associado, a estes nossos dois maiores eventos, é a libertinagem. “Os caras” vêm para cá sabendo que, aqui, tudo pode. Não quero parecer utópico ou coisa parecida, mas minha mulher não anda na rua sozinha, nem para comprar pão no armazém, durante estes acontecimentos. Definitivamente não há respeito.
É óbvio que não estou denegrindo a imagem destas festas, mas só as estou usando, como exemplo palpável do que já acontece em Laguna. Olhando pra frente, do jeito que está, sinceramente, não vejo o nível de público melhorando. Muito pelo contrário. Então, ou Laguna repensa aonde quer chegar e muda algumas coisas, ou estaremos “a própria sorte”. E, meu amigo, nada me convencerá que assim a cidade se desenvolverá devidamente, por que não irá. E não será dessa forma, sem planejamento e participação integrada dos poderes públicos e privados, que conseguiremos chegar ao equilibrio econômico turistico, tão sonhado por nós.

Um comentário:

VIVI disse...

E o conceito dos governantes,qual seria?