Planejar é simples!

Olá,

Neste post busco responder, de forma simples, uma pergunta um tanto quanto complexa: como planejar o mandato?

Minha visão é que precisamos de três elementos para conseguir realizar um planejamento de sucesso, e vou mais além: aumentar as chances de sucesso. Os elementos são: ter uma bandeira clara, estabelecer os objetivos estratégicos (que chamo de mobilizadores), e manter um sistema constante de monitoramento.

Você pode achar que falta muita coisa, mas explicarei, nas próximas linhas, porque entendo que isto é suficiente.

Bandeiras funcionam como catalizadores. Assim, quando temos bandeiras, fica fácil escolher projetos estratégicos, estabelecer prioridades, motivar e envolver as pessoas. Líderes com bandeiras claras e pouco planejamento tem mais chance de realizar grandes feitos do que dirigentes com planejamentos excelentes, mas com bandeiras fracas.

Se, quando estabelecemos bandeiras conseguimos selecionar projetos prioritários, então o segundo passo fica fácil. Estes projetos transformam-se em objetivos estratégicos. Que em resumo são grandes ações, com justificativas claras para investirmos recursos (humanos e financeiros) nas mesmas, com indicadores claros de medição e metas numéricas (o que não pode ser medido não pode ser gerido).

Um organização de porte médio deve ter entre cinco e oito objetivos estratégicos. Mais, dificilmente se terá recursos para cumpri-los. Menos, não contemplará as áreas mínimas de gestão em um mandato: serviços, associados, financeiro, interno e associativismo.

Por último, temos o monitoramento dos objetivos estratégicos e da bandeira ao longo do mandato. Sugiro utilizar planilha onde todas as informações caibam em uma única página. Chamo este instrumento de Painel de Bordo, pois resume o seu objetivo, nos ajudar na “viagem”.

Importante atualizar e discutir este instrumento, pelo menos uma vez ao mês pela diretoria, assim é possível revisar o plano e tomar decisões em tempo hábil, diante de mudanças não previstas.

Estes três instrumentos mantém todos, principalmente os diretores,motivados e focados no que é importante.

E quando sabemos para onde vamos (bandeira), e o que precisamos superar no caminho (objetivos estratégicos), cada um tem condições de pensar sobre sua responsabilidade (plano de ações).

Lembre-se: planejar transforma sonhos em propósito!

Fonte: www.lucpinheiro.com

Nenhum comentário: