Feirão do Imposto em Laguna foi um sucesso



Dia 25 de setembro, seguindo a verticalização do dia Nacional, no cenário histórico de Laguna, aconteceu o primeiro Feirão do Imposto realizado nesta cidade. Iniciativa do Núcleo Jovens Empreendedores locais, sendo braço da ACIL, o ato ficou marcado como "Cartão de Visitas" do núcleo, para a sociedade lagunense.

Desde às 8:30 h da manhã foram colocados no Centro, de forma organizada e expositiva, cerca de 35 produtos contendo seus preços de mercado, assim como as incidências tributárias aplicadas e o valores dos mesmos sem imposto.

O feirão teve o propósito de conscientização tendo como slogan: “Todos nós pagamos impostos”. Foram distribuídos à população folhetos explicativos e todo o evento foi patrocinado pelos jovens, alguns empresários do município e pela Acil.

Particularmente acredito que o acontecimento marcou a inserção da classe jovem no contexto sócio, econômico e político de Laguna. Atuação fundamental de quem “irá ditar as regras” no futuro próximo.

Qual será o resultado?


Sábado de manhã, dia Nacional do Feirão do Imposto, na tenda do nosso Núcleo Jovem escutei um amigo dizendo que: "Política é igual à Copa do Mundo. Tem bandeira, tem vuvuzela e até queima de fogos, mas no final quem perde é sempre o Brasil". Mais metafórico do que humorístico, no tom do pensamento do Marcelinho interpreto que descobre o que melhor retrata a situação de duas grandes paixões do brasileiro: a política e o futebol.

Cachaças da vida, atualmente estão dominadas pela ambição de algum tipo de poder, em que seus negócios passaram a superar os peculiares e verdadeiros interesses. Agora a ordem do conceito aceita que quem manda é o capital e não mais o capitão.

Difícil de digerir, mas fazer o que também se ou tu tens que escolher os extirpadores de esquerda ou os demagogos da direita¿ Denominações aos partidos não atribuída por mim, muito longe disso, mas marcada, principalmente, pelos seu próprio adversário, e, confesso, não dá pra não usá-las como exemplos, agora até resume o cenário deste pleito. É como ter que engolir o Dunga, por que o Ricardo Teixeira, presidente da CBF, precisa que seja ele e não pelo mesmo estar figurando entre os melhores técnicos do país, na atualidade.

De qualquer forma o jogo segue e dia três, novamente, todos terão a chance de mudar o placar. Talvez permaneça igual, entretanto, uma coisa é fato: o ano de 2010 tem tudo para ficar marcado como o que celebrou a "Julis Rimet" do Lula. Agora, se este tri pode ser mais uma derrota ou vitória brasileira, não sei dizer, mas, é claro, dá para pergunta também à CBF.

A baleia só foi a próxima vítima...


Depois deste episódio pífio da baleia encalhada aqui em Laguna, eu me pergunto: Pra que serve uma ONG que nunca está preparada para um resgate de encalhe e/ou consegue errar na dosagem da eutanásia¿

Todos os anos recebemos diversas baleias em nosso litoral e sempre existe a possibilidade de algumas delas encalharem. Não entendo por que estas instituições, intituladas como “protetoras” dos animais, não se preparam para este tipo de acidente.

É uma vergonha o que está acontecendo com o caso da Praia de Itapirubá. Deixar 5 dias a baleia presa e depois, ainda, errar na dosagem dos remédios é brincadeira... Ela deveria ter sido ajudada no primeiro momento e não depois que parte do seu corpo já fora enterrado.

Imagino onde estarão “eles” quando for discutido ações de desenvolvimento como a duplicação da SC 100 (estrada geral para o Farol de Santa Marta). Com certeza, neste momento, terão o dom da palavra, terão dados técnicos cientificamente comprovados e implicarão ainda mais no atraso do desenvolvimento necessário.

Será para nós assim como para a baleia: Aplicarão uma injeção de angústia e inabilidade e nós teremos que simplesmente aceitar morrendo aos poucos, vendo todo mundo crescendo e se divertindo ao nosso redor.

Primeira licença da ponte em Laguna está liberada


(Ponte Vasco da Gama, POrtugal - Modelo semelhante a que será erguida em Laguna)


Muitos tem a iniciativa de dizer que Laguna possui isso ou aquilo, sempre diminuindo a cidade. Alguns comentam que aqui, tudo é mais difícil ou coisa parecida. De certa forma posso até concordar... Mas mesmo o nosso trecho sendo um dos mais atrasados, na duplicação da Br 101, ainda assim, no final, seremos nós os privilegiados. Digo isso pois a ponte que se erguirá tem a arquitetura tão doida e diferenciada, que logo entrará nos folders turístico da região e município, como mais um atrativo daqui. O primeiro passo foi dado com a liberação da primeira licença para a construção da mesma.


O fato é que com a copa do mundo em 2014, sendo no Brasil, isso ajudará muito a conclusão desta nossa duplicação. Sabedores de que os aeroportos de Curitiba e Porto Alegre não suprirão a demanda destas regiões, o anel viário deverá estar "zerado" para receber o volume de turistas. Floripa provavelmente deverá receber algum grande time para se concentrar e isso também auxiliará o Estado em suas obras. Agora é esperar pra ver...