Reunião com a PM


Cansados pela onda de roubos ocorridos, nesta semana participei, com outros comerciantes do Mar Grosso, de uma reunião na Guarnição Especial do bairro, popularmente conhecida como “Quartel”, onde fomos recepcionados pelo Comandante Barreto e o Major Jean.

Nossa reivindicação não poderia ter sido outra, além de uma atenção a mais na segurança do nosso bairro. Segundo os policiais, nossa preocupação é importante, mas admitem certas carências no seu efetivo. Com o número de somente 107 Homens ativos, nos disseram que praticam uma escala estratégica de atuação na cidade, mas também assumem que é fundamental aumentar este contingente.

Efetivo baixo e com quase 50% dos policiais estando acima dos 40 anos de idade, a geografia de Laguna também dificulta ainda mais o trabalho, nos comentou o Comandante Barreto. Pra ele o fato de comunidades lagunenses como Pescaria Brava, Farol de Santa Marta, Caputera, Madre, por exemplo, serem mais isoladas, torna o trabalho ainda mais complicado.

O Major Jean deixou claro que os policiais estão atuando com a escala máxima, de 24 horas trabalhando e 48 de folga, o que provoca um desgaste ainda maior no efetivo. Mesmo assim garantiu dar uma atenção maior para o principal balneário do sul do Estado.

Perguntados, nos afirmaram que o “Projeto Verão” da Polícia começará no próximo dia 15 e irá até o dia 09 de março de 2011, pós carnaval. “No Mar Grosso terá uma guarnição 24 horas instalada, motos na orla em horário de praia, além das viaturas correntes”, nos contou o Major Jean.

E ainda sobre a Temporada, nos foi repassado que no “Moto Laguna” o número de policiais nas ruas será maior do que teve o evento de 2009. Farão barreiras na avenida Senador Galloti, em frente ao Flipper Hotel e ao Destak Bar; além de se movimentarem com motos táticas, ao longo da beira mar. Dentro do evento haverão cerca de 12 homens atuando e atrás do bar Mix Lounge (praia) será montada uma Delegacia Móvel Civil e terá um Furgão da Policia Militar lavrando Bolentins de Ocorrência, B.O’s.

Finalizando o encontro, tanto o Comandante Barreto quanto o Major Jean foram unânimes em dizer que a participação da população no trabalho deles é fundamental e que na seqüência, a PM deverá ministrar palestrar com dicas de segurança, para civis e empresários.